sábado, 23 de abril de 2011

O QUE É TEATRO DE ANIMAÇÃO ?

Os Gregos o conheciam como “neuropasmata”, que significa ”objetos postos em movimento através de pequenas cordas”. Em Roma, chamavam-lhe “imagulae animate” (imagens animadas), “homunculi” (homenzinho) ou “pupae” (bonecos).

TEATRO DE BONECOS ?

BONECO, também conhecido como Títere, Marionete, Mamulengo, Puppet, Punch, entre outros, consiste em uma figura humana, animal ou abstrata, movimentada manualmente, capaz de representar um personagem no jogo teatral, ou seja, matérias até então inertes, são animadas, passam por um impulso humano, mecânico ou eletrônico e personificam-se no teatro, cinema, TV e ciberespaço.

Teatro DE QUÊ, ENTÃO

O termo Teatro de Bonecos tornou-se obsoleto por sua restrição em expressar a evolução que o gênero sofreu a partir de seus primórdios e quanto à agregação de todos os segmentos nos quais subdividi-se essa arte.

Através dos séculos, e principalmente na modernidade, o teatro de títeres tornou-se objeto de intensa pesquisa e trabalho por parte dos grupos teatrais e em várias situações o boneco deixou de ser o personagem principal do espetáculo. Atualmente, o que se percebe são manifestações híbridas, nas quais se destaca o INANIMADO / ANIMADO.

Os subgêneros Sombras, Formas, Objetos, Máscaras, Bonecos, etc, foram então, absorvidos pela denominação: Teatro de Animação ou Teatro de Formas animadas. Esse é um novo e globalizante termo de conceituação mais precisa, de caráter agregador e contemporâneo que representa e engloba a variada gama de ofertas da atualidade do mundo imaginético.

TEATRO DE ANIMAÇÃO, ENTÃO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário